
GEPEGEFI|UFPA

NOSSAS AÇÕES




.jpeg)

![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
CALENDÁRIO
GIRO DE LEITURAS FEMINISTAS
Você já parou para pensar como as histórias que lemos moldam nossa forma de ver o mundo? O Giro de Leituras Feministas é um convite para mergulhar em textos que desafiam o patriarcado, ressignificam narrativas e ampliam nosso olhar sobre gênero, raça e classe.
Aqui, não apenas lemos — questionamos, refletimos e transformamos! Junte-se a nós nessa construção de aprendizado coletivo,
NOSSOS PROJETOS
A relação entre a educação popular e os feminismos na América Latina (1960-2020)
Trata-se de um projeto de pesquisa que se ocupa da produção de uma cartografia das experiências de educação popular feministas e interseccional existentes no Brasil e na América Latina, destacando as marcações teórico-metodológicos de uma práxis educativa democrática, horizontal e antipatriarcal, capaz de atravessar as opressões que persistem na realidade das identidades femininas.
Uma história das rivalidades entre as escolas estaduais em Belém-Pa: a construção da imagem da mulher estudante nas matérias de jornal da década de 1970
O presente trabalho investiga questões de gênero no âmbito da história das rivalidades entre as escolas estaduais em Belém-Pa, que atualmente se configura como problema notadamente de violência escolar. Ante tal iniciativa, aponta-se como questão norteadora do estudo, saber: Quais os sentidos e imagens produzidos nas matérias de jornal da década de 1970, no âmbito da midiatização das festas cívicas escolares em Belém-Pa, acerca de jovens mulheres estudantes e sua relação com o contexto social do período histórico em análise? Com o objetivo de: a) Investigar os sentidos e imagens produzidos nas matérias de jornal da década de 1970, no âmbito da midiatização das festas cívicas escolares em Belém-Pa, acerca de jovens mulheres estudantes e sua relação com o contexto social do período histórico em análise; b) Analisar os discursos textuais e imagéticos produzidos pelo jornal impresso, acerca de jovens mulheres estudantes, na década de 1970; c) Sobrelevar os significados e sentidos empreendidos pelo discurso midiático de “O Liberal” no período proposto; d) Discutir o sentido e a imagem do gênero feminino produzidos nas matérias midiáticas supracitadas, e sua relação com o contexto social do período histórico em análise.A partir de uma pesquisa de natureza documental, intenta-se que o corpus da pesquisa venha a se constituir de matérias midiáticas impressas da década de1970.
Cinema, Discurso e Diversidade
Este projeto tem como objetivo usar o cinema como recurso pedagógico a fim de auxiliar professores experientes ou professores em formação na discussão de temáticas do eixo transversal inter e transdisciplinar como as questões de gênero, sexualidade, raça, etnia, classe social, identidade e outras minorias sociais frequentemente alijadas do currículo escolar ou acadêmico, seja dos cursos de graduação ou pós-graduação. É sabido, que tais temas por não pertencerem aos currículos oficiais da educação básica, são bastante complexos, delicados e representam um enorme desafio para a toda a comunidade escolar onde o racismo, a homofobia, a misoginia, o sexismo, o classismo, o elitismo, a etnofobia, a discriminação de PcDs entre tantos outros tipos de preconceitos se fazem presentes e urgentes de serem debatidos, problematizados e sujeitos a proposições resolutivas, imediatamente necessárias. Pensando nisso, este projeto de extensão se propõe a discutir as diversidades a partir do apoio e da análise do discurso cinematográfico como forma de ignição para o seu trabalho no contexto educacional, além da preparação de estratégias de intervenção didática conjuntamente elaboradas entre professores, pesquisadores, estudiosos, alunos e a comunidade local. Espera-se com isso, instrumentar profissionais de ensino a lidar com tais questões utilizando o texto fílmico como mediação pedagógica para que, assim, tal profissional assuma um ideal de educação ética e moralmente comprometida com a cidadania e com a garantia dos direitos humanos fundamentais.
A atualidade do pensamento de Paulo Freire em conexões transatlânticas: um projeto de cooperação científica Brasil-Espanha
Projeto de pós-doutoramento, realizado na Universidad de Sevilla e na Universidad de Málaga, na Espanha, voltado para a análise da presença do pensamento de Paulo Freire no Estado Espanhol, analisando as produções bibliográficas sobre o assunto e o legado de Paulo Freire por meio de instituições, cátedras e experiências inspiradas em seu pensamento..